Início > Opinião, Política > Tratamento diferenciado

Tratamento diferenciado

Guardei este post à umas semanas e publico-o agora aproveitando que este tema será certamente lembrado em inúmeros carnavais pelo país…

Tenho acompanhado nas últimas semanas com relativa atenção os vários casos que surgem quase ininterruptamente nos jornais, blogues, etc. E quero deixar já claro que não tenho nada contra a crítica, seja ela positiva ou negativa. Contudo, faz-me urticária verificar que recorrentemente os que tanto criticam e se indignam por determinadas situações, são os mesmos que em casos em tudo semelhantes no passado nem um pio de repúdio, ou quem sabe se não aplaudiram de pé.

Vodpod videos no longer available.

Os mesmos que se insurgem contra o discurso do primeiro-ministro em que apelou aos portugueses para lutar pelo país, ainda que a escolha de palavras pude-se ser mais feliz, são os mesmos que acham marcantes os discursos de sangue suor e lágrimas, ou dos que não entram no campeonato das lamúrias, entre muitos outros exemplos. Acho que não é preciso ter um curso superior para perceber qual foi o propósito da mensagem. Mas infelizmente continua a haver o mau hábito de discutir-se o acessório.

Logo depois tivemos na sequência deste fait-divert com o PPC as habituais discussões de onde tinha que sair nova fonte de indignação. Situação verdadeiramente caricata em que Pedro Santana Lopes é insultado pelo sobrinho de João Augusto Dias Rosas antigo Ministro das Finanças de Salazar, mas como não teve uma reacção, como aqui à uns anos teve quando interrompido para ser apresentada uma reportagem de última hora sobre José Mourinho, acaba por responder à letra. Por essa razão acaba por descer ao nível de Fernando Rosas o que foi pena, mas é incrível como o foco deste caso cai sobre PSL enquanto FR passa pelos pingos da chuva sem reprimenda.

Mas como neste casos, há inúmeros outros nem sempre relacionados com a política. A sociedade portuguesa é muito dada a tabus onde apenas uma certa parte da sociedade possui autoridade moral para falar, caso contrário cai o Carmo e a Trindade.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: