Início > Economia, Opinião, Política, Videoteca > EUA no caminho para o desastre? E o resto do mundo imita!

EUA no caminho para o desastre? E o resto do mundo imita!

Todo o mundo está a braços com uma das maiores crises financeiras da história. Esta crise teve o seu berço à mais de uma década com medidas de desregulamentação dos mercados. Esta inadvertidamente ou não levou-nos à criação de diversas bolhas especulativas que logicamente acabaram por rebentar.

Numa situação desta gravidade os bancos centrais e governos ao invés de deixarem cair as entidades que no primeiro lugar levaram a essa queda, optaram por executar diversos bailouts a estas entidades usando para isso o dinheiro dos contribuintes.

Mas e a catástrofe que seria todas essas entidades que estão interligadas, onde a dívida de uma é a propriedade de outra, e que falhando uma todas as outras se seguiriam estilo dominó? Sim, seria dramático não ponho em causa, mas certamente seria mais justo para com todos os que não tiveram quaisquer culpas no cartório e não arriscaram em actividades financeiras com risco associado.

A realidade é que o cidadão comum desconhece em grande parte todos os movimentos que ocorrem entre estas grandes corporações e os governos. De tal forma, que estas empresas, em particular nos EUA, contratam batalhões de lobistas para literalmente comprar a classe política corrupta vigente. Enquanto isso, os bancos centrais lá vão injectando milhões nas contas destas entidades falidas de modo a mantê-las à tona, à custa da pobreza de todos os que não têm acesso aos que ditam as leis e que vão sofrendo com o aumento dos preços que resulta da diluição do valor da moeda.

Veja-se por exemplo a distinta forma como as campanhas de angariação de fundos ocorrem, onde os multi-milionários têm direito a tempo de antena exclusivo, enquanto os populares têm de se contentar a um discurso pré-fabricado sem qualquer contacto com os candidatos. Estes burocratas não estão preocupados com a populaça a não ser que esta se revolte e ameace seriamente o seu status quo.

Atendendo a todos os dados que se podem observar neste local que muitos querem destruir, pela facilidade com que a informação é transmitida sem restrições, sinto que ainda há muitas pessoas que não têm a mínima noção do que nos espera e não estão preparadas para o colapso que muitos já vêm advogando. Entretanto, as autoridades competentes vão continuando a indicar que tudo está bem, que estão a ser efectuadas as medidas para corrigir os problemas. Realmente várias medidas estão a ser efectuadas, mas veja-se só para quem vão os bailout’s do caso grego.

Muito mais teria para falar, só o vídeo que aqui apresento tem inúmeros temas importantes, mas para não ficar um post demasiado largo, nem demasiado confuso, fico-me por aqui. Mas noutros posts continuarei a falar sobre o perigoso mundo em que vivemos actualmente.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. Fevereiro 21, 2012 às 9:10 pm
  2. Fevereiro 24, 2012 às 6:42 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: