Início > Economia, Opinião > Juros da dívida a descer? Vamos lá com calma…

Juros da dívida a descer? Vamos lá com calma…

O Banco Central Europeu tem tido um papel fundamental na redução das taxas de juro sobre as dívidas públicas. Isto verifica-se essencialmente nas taxas das dívidas com maturidade inferior a 3 anos. Esta baixa relaciona-se quase exclusivamente com a medida do BCE de emprestar dinheiro aos bancos a 3 anos a uma taxa de 1% aceitando como colateral qualquer dívida soberana europeia, independentemente do seu rating actual. Isto numa altura em que os bancos estão descapitalizados é um convite aos mesmos a investir em dívida pública cuja maturidade não exceda esses 3 anos e por isso temos esta baixa generalizada das taxas de juro da dívida soberana.

Daí que embandeirar em arco com a descida dos juros de curto prazo parece-me um optimismo exagerado. Isto porque nas maturidades de 5 a 10 anos, verifica-se o efeito precisamente oposto. Isto é, os mercados e até o próprio BCE a prazos mais longos continuam a não acreditar que sejamos capazes de pagar as nossas dívidas, à semelhança da Grécia. Simplesmente pelo meio e enquanto o BCE for aceitando dívida pública de países com ratings de lixo como colateral, os bancos que têm enormes necessidades de liquidez lá vão aumentando a fome por dívida pública o que leva a que as taxas de juro de curto prazo se vão mantendo a níveis um pouco mais aceitáveis.

O ponto mais interessante de todo este mecanismo é que no caso da Grécia ou outro qualquer país da Zona Euro entrar em default, o BCE fica com as mãos cheias de dívida de nível lixo. Estará o BCE a tornar-se aos poucos um Bad Bank?

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: