Início > Educação, Opinião > Nunca mais se calam com isto… nem eu…

Nunca mais se calam com isto… nem eu…

A custo lá surgiu um argumento minimamente válido para a necessidade de mais professores e não menos como a demografia do país vem sugerindo. No entanto, apesar da validade do mesmo a curto-prazo, a medida administrativa de aumento da escolaridade obrigatória para o 12º ano não pode ser reproduzida ad eternum. Assim, isso não invalida o efeito demográfico que passados os 3 anos coloca novamente em xeque o mercado de trabalho dos professores.

Ainda assim é possível argumentar que o governo não está a ter políticas que favoreçam a inversão da demografia. O problema é que nesta fase é difícil responder a esta situação, quando assistimos aos vários governos dos últimos 20 anos, que inadvertidamente ou não, nos trouxeram ao ponto em que estamos. Daí que seja igualmente difícil esperar que seja em meia dúzia de meses que se criam políticas que invertam essas tendências, particularmente num cenário de recessão económica.

Existe ainda a questão do porquê de se terem aberto tantas vagas para a formação de professores e porque é que não se fecharam essa vagas para evitar o excedente de professores. Dado o historial de ingerência que os Estados tendem a ter em relação às liberdades pessoais dos seus cidadãos, não posso deixar de concordar. Mas da mesma forma pergunto com que direito se pode dizer a alguém que não o podemos deixar estudar para num futuro exercer a sua profissão de eleição. Invés, deve haver informação clara a indicar quais as perspectivas que os jovens deste país têm ao seguir por uma determinada carreira profissional. Isto é, deve-se colocar a responsabilidade da escolha sobre o indivíduo.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. Janeiro 2, 2012 às 11:56 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: