Início > Opinião > Relativização da riqueza

Relativização da riqueza

A crise que vivemos mais que uma crise económica é uma crise de valores.

Observemos (via Zero Hedge)

Imaginemos alguém rico e com todas as mordomias da época… por exemplo… Karl Marx.

Pensem no dia-a-dia dele. Por mais dinheiro que Engels lhe desse, tinha de acordar num colchão mais fraco do que o de um sem-abrigo que viva hoje no Porto. As suas casas de banho não tinham água corrente. O seu pequeno almoço só incluía fruta da época. Não podia ouvir senão música tocada ao vivo, o que reduzia as suas escolhas em géneros musicais a muito menos do que o caro leitor pode hoje ouvir sem custos em segundos e com o benefício do vídeo. Só podia corresponder-se por carta. Dificilmente poderia deslocar-se a grandes distâncias, e nunca em menos de semanas. Andava muitas vezes por ruas que cheiravam mal por falta de saneamento. Não podia usufruir de televisão, cinema, internet, telefone, telemóvel, câmeras, … Bolas, nem uma aspirina ele podia tomar! Quase que se torna compreensível porque andava sempre de mal com o mundo! 

A realidade é que muitos dos que agora se queixam são privilegiados e que apesar de muitos estarem a experienciar diminuições na suas condições de vida, não é possível comparar os sacrifícios que se nos exigem com os sacrifícios que milhões de outros seres humanos têm de passar diariamente.

Serve assim para relembrar que mesmo com todas as dificuldades, somos genericamente muito mais “ricos” do que os nossos pais e avós. Não será uma boa parte da instabilidade resultado de uma crescente ganância e inveja.

Anúncios
Categorias:Opinião Etiquetas:, ,
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: