Início > Economia, Opinião > Preocupação

Preocupação

Nos últimos dias são cada vez mais as vozes a falar sobre a necessidade de imprimir moeda como medida de resolução da crise que atravessamos!

Esta ideia preocupa-me.

Vamos imaginar que o BCE começa a imprimir moeda para ajudar os países da zona Euro a pagar as suas dívidas. Eu como investidor iria estar a ser pago com moeda em desvalorização dado que a criação de moeda em excesso cria esse fenómeno. Qual seria a minha atitude perante um novo leilão de dívida de um país associado à zona Euro? Da próxima vez iria exigir juros mais altos para contrapôr a desvalorização que me aplicaram!

Isto é, ao mesmo tempo que ajudávamos a diminuir a dívida de curto prazo dos países da zona Euro estaríamos a aumentar o custo de financiamento de longo prazo! Sem esquecer claro a penalização dos aforradores europeus que, no meio desta confusão toda, foram na minha opinião as pessoas mais esclarecidas e sensatas!

Pessoalmente julgo que o Euro tem que se manter uma moeda forte e com isso ganhar espaço como moeda de referência que o Dólar e a Libra com as suas medidas de impressão de moeda estão a perder. E será através desta batalha que uma boa parte do sucesso da zona Euro se irá medir.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. Novembro 11, 2011 às 8:48 am

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: