Início > Economia, Opinião, Política > Negócios com países peculiares…

Negócios com países peculiares…

Não desdenho que o realizar de negócios com outros países é muito importante, particularmente no momento actual. Por essa razão Paulo Portas dirigiu-se ao país do conhecido amigo de “Pino e Lino” com esse propósito e trouxe na bagagem acordos no valor de mil milhões de euros!

Até agora Portugal não se pode queixar muito dos negócios que realizou com a Venezuela, mesmo no anterior governo socialista. É um país onde se encontram muitos portugueses e por essa razão existe uma ligação forte entre os dois países que deve ser potenciada.

Contudo, qual a confiança que qualquer investidor pode ter para investir num país que desdenha claramente o bem privado, nacionalizando empresas recorrentemente por opções políticas nas quais acredito que a maioria do investidores não se revê. Isto além das dúvidas que surgem naturalmente sobre o real cumprimento dos acordos assinados. Existe ainda questões sobre a moralidade da manutenção de negócios com países que vivem em regimes que a maioria das pessoas dos países chamados desenvolvidos julgo não concordarem.

Penso que todas estas variáveis tornam os negócios com países como a Venezuela altamente complexos, mas não deixa de ser importante que os responsáveis do país consigam lidar com estes casos e aproveitar as oportunidades que surgem com boa diplomacia.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: