Início > Opinião, Outros > Pouca terra (e pouco senso)

Pouca terra (e pouco senso)

Sou adepto da ferrovia e das poucas vezes que costumo viajar sozinho esta é a opção que normalmente tomo. Infelizmente vivo num país onde esta é muito mal tratada e em que não há reais incentivos para a sua utilização e daí as constantes notícias de encerramentos de linhas.

Como bem indicam muitos bloggers (A Nossa Terrinha, Cachimbo de Magritte, Albergue Espanhol) uma grande quantidade desses encerramentos eram evitáveis com um outro tipo de gestão e aproveitamento dos recursos, mas para não variar neste país existem sempre outros interesses mais obscuros, relacionados por norma com os lobbies das auto-estradas e das barragens, que se levantam.

Mas explicando o que também contribui significativamente para o insucesso do comboio como meio de transporte público podemos observar o seguinte exemplo. Eu resido actualmente em Aveiro, mas sou natural de Coimbra e por isso faço com alguma frequência o caminho entre estas duas cidades. Considerando os preços actuais dos combustíveis, o gasto de uma viagem de ida e volta num carro a gasóleo com um consumo médio de 5 litros aos 100km – considerando um carro relativamente económico – dá um gasto de 7 litros para essa viagem (Aveiro-Coimbra são aproximadamente 70km). Ora isso dá um gasto ligeiramente inferior a 10€ aos preços actuais! Como diria António Guterres… “é só fazer as contas”

Por sua vez andar de comboio nesse mesmo trajecto implica um gasto muito semelhante dado que o custo da viagem é de 4,50€. Isto dá 9€ para ida e volta! Ao comparar com uma viagem de carro e tendo em conta que faço a maioria destas viagens acompanhado o custo por pessoa é inferior a 5€.

Não estou claro a contar com despesas com a manutenção do carro e o desgaste do mesmo. Mas da mesma forma não estou a adicionar mais umas viagens entre a estação e os destinos que queira tomar nas respectivas cidades que pode elevar com muita facilidade a despesa final. Pelo que consideremos que está “even”…

Concluo por estes dados que o transporte individual tem um gasto muito semelhante ao do transporte público. Terá isto alguma lógica quando se pretende uma mobilidade mais sustentável? E será lógico também que o comboio suburbano do Porto que percorre uma distância muito semelhante ao de Aveiro-Coimbra já tenha um custo bem mais suportável e apetecível para os cidadãos? E curiosamente é uma linha que dá lucro.

Todas estas políticas de gestão da ferrovia são na minha opinião incompreensíveis. E sendo as empresas a actuar nesta área em Portugal detidas maioritariamente pelo estado, ainda mais incompreensível se torna, principalmente num momento de austeridade, pois existe uma ignorância quanto às potenciais poupanças com as importações que advêm do uso deste modo de transporte. Assim de repente basta considerar as poupanças que se obteriam com a não importação de combustíveis fósseis e veículos motorizados.

Estes e outros factores fazem com que a mobilidade em Portugal se restrinja à posse de um veículo motorizado para mal do país e dos portugueses a quem lhes é impingido este meio de transporte por falta de alternativas minimamente competitivas.

 

Adenda 1: Estou a desconsiderar os passes mensais que ficam mais baratos para quem realmente use diariamente o comboio, ainda que ficar dependente da vontade de revisores e maquinistas de fazer greve como aconteceu à uns meses atrás, tenha sido um tormento para as pessoas que deste serviço dependem para o seu dia-a-dia.

Adenda 2: Sobre a legitimidade de grande parte das greves realizadas a minha opinião é uma subscrição de mais uma crónica de Henrique Raposo.

Adenda 3: Estou também a considerar viagens de alguma distância dado que para distâncias curtas sou apologista (nem sempre praticante) do uso da bicicleta sempre que possível.

Anúncios
Categorias:Opinião, Outros
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: