Início > Economia, Opinião, Política > Privatizações

Privatizações

Este é um dos temas no qual o governo não pode falhar na minha opinião se quiser manter a confiança dos portugueses.

A eliminação das golden shares era algo expectável já que a medida se encontra no memorando e a própria União Europeia já o vinha exigindo por variadas vezes. O que mais me apoquenta relaciona-se com os monopólios naturais que existem em Portugal como a REN, EDP (principalmente para os particulares já que para o sector empresarial em determinadas regiões já possui algumas escolhas, mesmo que reduzidas), GALP, ANA.

A PT é por ventura das poucas empresas que se destaca do grupo de grandes empresas nas quais o estado detém uma participação já que se encontra num mercado com alguma concorrência. Assim mais do que as privatizações acho que é fundamental começar a discutir seriamente a entrada de novos players para os mercados onde essas empresas participadas actuam. E nas empresas em que não surjam condições para o efeito, sendo a REN o exemplo mais óbvio, estas devem ser mantidas sobre a alçada do estado.

Temos ainda as questões estratégicas que muitos salientam para não privatizar estas empresas. Para uma grande maioria delas não visualizo razões para isso se qualificar como um entrave. Uma grande maioria dessas condições consideradas críticas poderiam ser garantidas com uma regulação que obrigasse as empresas que actuam em determinada área a disponibilizarem esses serviços estratégicos em determinadas condições. Nesse sentido seria mesmo interessante e útil definir o que é que o estado considera estratégico para o país. Esta definição não só se calava os comentadores com as suas ladainhas demagógicas que só criam entropia e em nada ajudam a esclarecer os portugueses, como tornava ainda mais claro o plano deste governo para Portugal.

Anúncios
Categorias:Economia, Opinião, Política
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: